domingo, 7 de outubro de 2012

Pulamos da cama beeeem cedo! Afinal, hoje é a obediência do Dax, que tava marcada pras 8:40h. Com os problemas de estacionamento, achamos mais seguro chegar bem cedo pra conseguir parar o carro o mais próximo possível da entrada dos competidores.
Marcos e Dax não conseguiram uma boa pontuação... :( Dax não sentou, e todas as finalizações foram ruins, com Dax parando muito atrás do Marcos.
Mas a atitude tava boa e a condução bonita! O deita foi muito bom, o stay foi perfeito, os halteres foram muito bons (Dax tocou na volta na barreira e poderia ir mais rápido, mas com oito anos de idade fica complicado querermos velocidade), mas como todo exercício tem finalização, eles perderam pontos em todos eles.
O em frente com deita foi bom também.
Resultado final: 80 pontos.
E assim termina a carreira do Dax, em seu quinto campeonato mundial. Claro que poderia ter sido melhor, mas, como já disse, prova é prova. Não é fácil... Aos oito anos de idade, ele conseguiu ser aprovado em todas as seções de um campeonato mundial, com o conceito de bom em obediência e proteção, e com o conceito de muito bom alto no faro. Ele deu um show no faro, mesmo! Tá filmado e vamos disponibilizar o vídeo depois.
Assistimos, pouco tempo depois, a obediência da Priscila. Começou com uma condução também linda, mas os exercícios não foram bons. O Zor tava lento e eles também perderam pontos em todas as finalizações. No final, não foi no em frente. Resultado: 70 pontos. Uma pena pra um trabalho tão constante como o da Priscila e do Zor... :(
 
Assistimos também a obediência da alemã Birgit Diegel. Gente, que ESPETÁCULO de cadela na obediência! Ela é, sem dúvida, o cachorro mais rápido que já vimos na vida! Pena que tava sem controle nos halteres, e ela perdeu muitos pontos, pois depois que ela dava o comando de larga em cada halter, a cadelinha pulava no pescoço dela...rs! Mas, mesmo com pontuação de 88 pontos, a cadelinha foi um espetáculo à parte. A velocidade nos halteres era impressionante, e sem mascar no final! E o em frente??? Nunca vi algo tão rápido em toda a minha vida! Uau!
No final, foram as fêmeas no cio, e a cadela Gucci do Triangle Magique, do belga Dirk Leemans, também deu um show na proteção, conseguindo 95 pontos.
 
Gostaria de falar aqui também da nossa impressão a respeito dos juizes de obediência e proteção. O juiz de proteção é, na nossa opinião, um dos melhores que já vimos. Nós dois concordamos com isso. Assistimos muitas provas, muitas mesmo, e só discordamos de 3 julgamentos no total. Ele julga de verdade, não importa a nacionalidade e, o mais importante, vê CACHORRO! Claro que vê o trabalho, mas ele dá pontos pro cachorro, e isso é muito importante pra criação. Deixamos aqui nossos parabéns pro juiz Josef Vonarburg. Ter a oportunidade de assistir a seus julgamentos foi um capítulo à parte nesse mundial WUSV. Sem dúvida, uma aula!
 
Já o juiz de obediência, na nossa opinião, não é constante. Não deu pra entender seus parâmetros. Por exemplo: ele deu 93 pontos pra obediência do finlandês Teemu, obediência que seria pra excelente, com todos os exercícios muito bem executados, condução lindíssima e com uma atitude do cachorro impressionante, e deu os mesmos 93 pontos pro holandês Robbie de Jong, também com uma obediência linda, mas que o cachorro não deitou no primeiro comando de "platz" depois do "voraus". O holandês, sem dúvida, mereceu a nota dele, mas o Teemu merecia nota maior. Assistam, quando puderem, o vídeo da obediência do Teemu. Também vimos o cachorro de um francês com uma obediência horrível, pouco antes da obediência do Dax. Uma condução completamente desconectada e olhando pra frente, sem atitude nenhuma, e que também não sentou. Mas a obediência desse cachorro tava tão ruim, mas tão ruim, que, quando chegou no final da prova, eu pensei comigo mesma: "Sobreviveu!" O juiz deu 83 pontos pra esse cachorro!!! Tipo, se o cachorro tivesse sentado, seria 88!!! No way, mesmo! Realmente, não conseguimos entender os parâmetros de julgamento do juiz de obediência.
 
Alguns cães que nos impressionaram nesse mundial, em relação à força do temperamento na proteção: o cachorro do Pedro Gutierrez (não late bem, mas o resto é "fuderoso"); o cachorro de um finlandês (não é o cachorro do Teemu, que nem gostei muito, nem o cachorro do Tomi, que correu) com um super latido que assusta, acho que o nome é Filou vom Rio Negro (97 pontos na proteção); o cachorro de um dinamarquês chamado Bakki do Patriot que esteve também na FCI, lá pontuando 94 pontos na proteção e aqui na WUSV fazendo 95 pontos, ou seja, duas super apresentações, além de lindo! ;-) o cachorro filho do Arco do Leandro chamado Azzat, com um latido e atitudes impressionantes, que conseguiu 96 pontos; o cachorro do figurante Robbie de Jong (aliás, muito legal um figurante famoso como ele ficar em 4º lugar num mundial!)... Enfim, vimos tantos, mas tantos cachorros, que com certeza estamos esquecendo alguns. Foi muito legal termos conseguido assistir a tantas provas!
 
E o que achamos mais legal é ver cães mais fortes (em relação ao temperamento) no pódio, como parece ser o caso (digo parece, porque infelizmente não assistimos à proteção) do cão Witz Egidius (não conseguimos imaginar esse juiz dando essa nota pra um cão fraco) e o cachorro do Robbie de Jong chamado Glenn.
 
E a quantidade de fêmeas fortes na proteção? Uau! Atenção especial pra cadelinha Onja von Fliesenstein, que ficou em quinto lugar nesse mundial.
 
Mais tarde, depois de cair o mundo (galerinha, choveu muuuuuito depois que a prova terminou... que sorte teve esse povo da organização...rs!), começou a cerimônia de encerramento. O campeão alemão da Bundesieger é o atual campeão do mundo da WUSV! Foi muito legal ver a empolgação dele, a felicidade! Ele gritava, arrancou grama, beijou grama, jogou pra cima! Muito massa mesmo! E os dois eslovacos em segundo e terceiro lugar? A platéia, cheia de eslovacos, vibrou demais! Foi uma festa!
Vou parando por aqui (não sem antes mandar algumas fotos) e amanhã escrevo mais sobre nossas impressões finais.


 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário